Rio de Janeiro,
 
Projeto MAQUA
MAQUA crianças
   
 
Página Inicial Página Inicial
 
 
 
 

ANFÍBIO – Aquele (animal ou planta) que tanto vive na terra como na água.

ARCHAEOCETI – Subordem dos Cetáceos (Baleias e golfinhos) que incluí representantes já extintos. Os Archaeocetos apresentavam características intermediárias entre seus ancestrais terrestres e os representantes dos cetáceos atuais. Algumas destas características são: o corpo serpentiforme e o orifício respiratório localizado entre a extremidade do rostro e o topo da cabeça.

BARBATANA - Placas de tecido epitelial cornificado que ficam suspensas no céu-da-boca e servem para filtrar o alimento da água.

COPÉPODE – Pequeno invertebrado que compõem o zooplâncton.

DELFÍNIDEO – cetáceos que integram a família Delphinidae. Os representantes deste grupo englobam a orca e espécies de golfinhos como o “flipper”, o golfinho-rotador, o golfinho-pintado-do-Atlântico e o boto-cinza.

ECOLOCALIZAÇÃO – Sistema de localização realizado através do retorno do som emitido (eco). Este sistema é reconhecidamente utilizado pelos morcegos e cetáceos com dentes (odontocetos).

ECOSSISTEMA – Sistema que inclui comunidades de organismos juntamente com o ambiente físico e químico no qual vivem.

ESPIRÁCULO – Orifício respiratório.

FOTO-IDENTIFICAÇÃO – Técnica que permite através de fotografias a identificação do indivíduo.

ISOLANTE TÉRMICO – Camada que interrompe ou dificulta a transferência de calor.

KRILL - Pequeno invertebrado que compõem o zooplâncton. Espécie muito abundante nas águas da Antártida durante os meses de verão. A espécie é a base da cadeia alimentar Antártica.

MELÃO – Estrutura gordurosa localizada entre o rostro e o espiráculo (vide esquema: ecolocalização), que auxilia no direcionamento das ondas sonoras emitidas pelos odontocetos.

MISTICETOS – São cetáceos que apresentam no lugar dos dentes estruturas denominadas barbatanas. Espécies conhecidas de misticetos são a baleia-azul, a baleia-jubarte, a baleia-franca, entre outras.

ODONTOCETOS – Cetáceos atuais que apresentam dentes. Espécies conhecidas de odontocetos são o cachalote (Moby dick), a orca, o golfinho “flipper”, o boto-rosa, o tucuxi, entre outras.

PINÍPEDES – Grupo de mamíferos marinhos adaptados à vida aquática e terrestre que inclui os leões-marinhos, os lobos-marinhos, as focas e as morsas.

PLÂNCTON – Pequenos organismos que vivem em suspensão nas águas doces e salgadas.

ROSTRO – Formado pela região das maxilas e mandíbulas, também chamado vulgarmente de bico.

SACOS AÉREOS – Extensões no duto respiratório dos cetáceos, também chamado de divertículos nasais. O ar contido nos sacos aéreos é pressionado por ação muscular para a formação dos sons emitidos.

SUBCUTÂNEO – Que está por baixo da pele (ou cútis).

TERMORREGULAÇÃO – Mecanismo de regulação da temperatura do corpo.

UNGULADO – Grupo de mamíferos que possuem cascos, tais como o cavalo, a vaca, entre outros.

VIBRISSAS – Pêlos que apresentam função sensorial. Os filhotes de cetáceos, quando nascem, apresentam vibrissas na região dorsal do rostro, que depois de algum tempo desaparecem na maioria das espécies. Espécies como a baleia-franca e a baleia-jubarte possuem.