Rio de Janeiro,
 
Projeto MAQUA
MAQUA crianças
   
 
Página Inicial Página Inicial
 
 
 
::Bioacústica ::Genética
::Ecologia ::História Natural
::Ecotoxicologia ::Osteologia
 

ESTUDOS GENÉTICOS

O MAQUA realiza dois tipos de estudos genéticos. O primeiro tipo consiste no desenvolvimento e padronização de técnicas moleculares que possibilitam o acesso à informações biológicas, como a determinação molecular do sexo. A sexagem molecular têm sido empregada em amostras provenientes de biópsia remota e de animais recolhidos em decomposição avançada, quando o sexo não pode ser determinado por exame do trato reprodutivo.

A segunda linha de pesquisa busca investigar os padrões de distribuição e diversidade genética de espécies de cetáceos do Brasil. O objetivo é levantar dados sobre estruturação populacional, que são essenciais para a compreensão da situação das populações e para a formulação de políticas eficientes de conservação. 

Os estudos genéticos são realizados no Laboratório de Biodiversidade Molecular, do Depto. de Genética (Instituto de Biologia) da UFRJ, com o apoio do Laboratório de Zoologia de Vertebrados (IBRAG/UERJ), e a colaboração de pesquisadores de outras instituições: Regina C. Zanellato (UFPR) e Manuel M.A. Furtado Neto (UFC). Estes estudos são financiados pela Faperj, UERJ e CNPq.

Maiores informações: Drª. Haydée Cunha (haydeecunha@yahoo.com.br)