Rio de Janeiro,
 
Projeto MAQUA
MAQUA crianças
   
 
Página Inicial Página Inicial
 
 
 
::Baleia-franca
::Baleia-Jubarte
::Cachalote
::Orca
::Boto-Cinza
::Golfinho-Nariz-de-Garrafa
::Golfinho-de-Fraser
::Golfinho-pintado-do-Atlântico
::Golfinho-pintado-pantropical
::Golfinho-de-dentes-rugosos
::Golfinho-comum
 
Cachalote (Physeter catodon)
     Tem distribuição cosmopolita, preferencialmente em águas oceânicas, embora somente os machos freqüentem regiões de altas latitudes. Os grupos são segregados por idade e sexo (grupos de fêmeas, filhotes e imaturos; grupos de machos jovens maduros e grupos de machos maduros). A espécie é conhecida por realizar mergulhos a até 3200 metros ou mais com pelo menos 2 horas de duração.

A espécie possui corpo em forma de torpedo, cabeça quadrada e nadadeiras peitorais pequenas. No lugar da nadadeira dorsal existe uma elevação e posteriormente seguem-se ondulações. O espiráculo é localizado na parte frontal e à esquerda da cabeça. A mandíbula é estreita e em posição ventral. Os dentes funcionais ocorrem somente na mandíbula. O cachalote apresenta coloração que varia de negra a pardo esverdeada, com áreas brancas ao redor da boca e no ventre. 

A espécie apresenta dimorfismo sexual. Os machos atingem 19 metros de comprimento e as fêmeas 13 metros. Os machos podem pesar até 57 toneladas. Ao nascer medem de 3,5 a 4,5 metros de comprimento.