Rio de Janeiro,
 
Projeto MAQUA
MAQUA crianças
   
 
Página Inicial Página Inicial
 
 
 
::Baleia-franca
::Baleia-Jubarte
::Cachalote
::Orca
::Boto-Cinza
::Golfinho-Nariz-de-Garrafa
::Golfinho-de-Fraser
::Golfinho-pintado-do-Atlântico
::Golfinho-pintado-pantropical
::Golfinho-de-dentes-rugosos
::Golfinho-comum
 
Baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae)
     A espécie é encontrada em todos os oceanos e freqüenta águas costeiras e oceânicas. A baleia-jubarte é observada solitária ou em pequenos grupos de 2 a 4 indivíduos. Contudo, pode formar agregações maiores nas áreas de alimentação. A espécie é altamente migratória alimentando-se em águas de altas latitudes no verão e ocupando baixas latitudes no inverno e primavera, período de reprodução.
      
  A espécie apresenta o corpo mais robusto e as nadadeiras peitorais extremamente longas, (cerca de 1/3 do comprimento total do indivíduo) e com os bordos anteriores recortados. A nadadeira dorsal é baixa e antecedida por uma corcova (por isso a espécie também é conhecida como baleia-corcunda). A espécie apresenta coloração negra ou cinza escuro, com áreas brancas no ventre e nas nadadeiras peitorais. A nadadeira caudal possui os lóbulos recortados, e sua face ventral varia de toda negra a toda branca. A associação entre o contorno da nadadeira e o padrão ventral de coloração é utilizado na identificação dos indivíduos.

      Os adultos alcançam 19 metros de comprimento, mais a maioria mede cerca de 15 metros. Os filhotes nascem com 4,5 a 5 metros de comprimento, quando adultos pesam.